7 hábitos que toda família poderia ter

7 hábitos que toda família poderia ter

7 hábitos que toda família poderia ter

Manter sua família unida e feliz é o desejo primordial de muitas pessoas. E para conseguir isso e viver bem com seus familiares, há uma série de hábitos que podem ser adotados. Nos tópicos a seguir, trazemos exemplos de atitudes simples, mas que ajudarão muito a fortalecer os laços familiares e incentivar a formação intelectual, social e cultural das crianças.

Fazer as refeições juntos

Por mais que a correria diária dificulte os encontros durante as refeições, é importante que eles aconteçam com certa frequência. Destine momentos da sua semana ou mesmo no fim de semana para fazer algumas refeições em família. Livre-se dos smartphones e se distancie da televisão. Deixe esse tempo reservado apenas para que todos possam comer reunidos e conversar sobre o dia.

Comer juntos e de maneira saudável

Opte por uma alimentação mais saudável, onde frutas, verduras e carnes magras são oferecidas à mesa, principalmente para as crianças,  em vez de alimentos processados, enlatados e doces. Torne o cuidado com a nutrição um hábito diário, fazendo juntos a maioria das refeições e de maneira balanceada. Nos finais de semana e nas datas comemorativas, permita-se sair um pouco da dieta e divirta-se com a sua família, conhecendo novos restaurantes ou lanchonetes, por exemplo.

Praticar exercícios físicos

Estabeleça uma rotina regular de exercícios físicos para toda a família. Pode ser por meio da prática de esportes, como futebol e vôlei, ou de atividades como caminhar na orla da praia e andar de bicicleta no parque. Além de estimular o gosto das crianças pela prática de esportes, aproveite esses momentos para se divertirem juntos, conversarem e fortalecerem os laços familiares.

Visitar museus e ter mais acesso à cultura

É importante que as crianças e os adolescentes sejam encorajados a buscar  aindas mais conhecimentos sobre si mesmos, seus interesses e preferências, e também sobre as sociedades que os cercam. Por isso, torne habitual a visita a museus e a ida ao teatro ou a qualquer outra apresentação cultural, como de música e dança. Esses momentos podem ser muito divertidos e importantes para a formação social das crianças.

Preocupar-se com a sustentabilidade

Incentive um estilo de vida preocupado com a preservação do meio ambiente e com a utilização consciente dos recursos energéticos. Estimule algumas atitudes no dia a dia, como separar o lixo, não desperdiçar água, apagar as luzes quando sair dos recintos e não jogar comida fora. Inspire as crianças e adolescentes a fazerem o mesmo em seus outros grupos de convívio social.

Ter cuidados com a saúde financeira

Encoraje todos em casa a ter zelo com a situação financeira da família. Isso envolve alguns hábitos em conjunto, como economizar nas compras, não gastar além do possível e tentar poupar parte da mesada. Além disso, ensine as crianças a não enxergarem o dinheiro como uma forma única de obter felicidade e diversão, prezando por um consumo consciente.

Passar alguns momentos juntos

A rotina e mesmo o estresse do dia a dia podem contribuir para distanciar a família e tornar o convívio limitado. Não deixe isso acontecer e reúna os familiares  apenas para todo mundo poder falar da sua vida, assistir a um filme, cozinhar algo saboroso e relaxar junto.

Todos esses hábitos ajudarão a tornar o convívio familiar mais leve e divertido. E se você tiver algo a acrescentar, conte pra gente nos comentários!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.