Seu filho não passou no vestibular? Veja como ajudá-lo!

Seu filho não passou no vestibular? Veja como ajudá-lo!

Seu filho não passou no vestibular? Veja como ajudá-lo!


A divulgação dos resultados dos vestibulares é tempo de comemoração para uns e, por vezes, de decepção para outros. Se, infelizmente, o seu filho está no segundo time, saiba que o momento poderá ser delicado e, por isso, seu filho requisitará a sua ajuda. É preciso mostrar compreensão e estar próximo dos jovens para oferecer todo o apoio necessário. Além disso, você pode seguir outras dicas conforme explicamos nos tópicos a seguir. Confira:

Ofereça suporte

Os jovens podem se cobrar bastante para corresponderem às expectativas dos familiares e até de amigos. Por isso, a primeira coisa a se fazer é assegurar ao seu filho que vocês não estão decepcionados com ele. Além disso, deixe-o ciente de que irão apoiá-lo em uma nova tentativa, oferecendo todo o suporte necessário; por exemplo, investindo em um curso pré-vestibular.

Converse sobre a vida

Tenha uma conversa bem sincera com o seu filho e utilize esse momento de frustração para ajudá-lo a entender mais sobre a vida e a crescer enquanto pessoa. Diga que não é porque algo não correu como o esperado que tudo dará errado. Conte suas experiências e demonstre como as falhas fazem parte da caminhada e o importante é manter-se motivado para continuar em frente.

Respeite o espaço dele

Os primeiros dias após o resultado negativo podem ser realmente difíceis para os jovens. É preciso que os pais estejam próximos, porém o apoio não pode “sufocá-lo”. O seu filho pode necessitar de um tempo sozinho para digerir esse momento de frustração e, em seguida, se preparar para começar tudo de novo. Dê isso a ele e deixe-o aprender com o momento delicado também por conta própria.

Convide-o para sair de casa

Porém, o tempo para lidar com a frustração não deve durar mais que o necessário. Portanto, se você notar que seu filho está recluso demais, convide-o para sair e se distrair. O importante é que ele “saia da bolha”, onde pode ficar remoendo o resultado do vestibular o tempo todo. Façam algumas atividades juntos, como ir ao cinema, jantar em um bom restaurante ou até mesmo fazer uma viagem curta no fim de semana.

Incentive-o a continuar os estudos

Reconheça o esforço do seu filho durante a preparação para os exames e, por mais que nem tudo tenha ocorrido como o planejado, convença-o de que o que está por vir não será um ano perdido. Mostre que passar mais um tempo no cursinho irá ajudá-lo a desenvolver várias habilidades necessárias para o vestibular. Além disso, o insucesso das provas anteriores poderá ensinar lições importantes para toda a vida.

Ajude-o com o plano de estudos

Auxilie o seu filho no processo de preparação para uma nova temporada de estudos. Caso você acredite que ele não se esforçou o suficiente no ano anterior, esse é o momento perfeito para demonstrar sua opinião, de maneira sutil e respeitosa. Incentive-o a se dedicar mais e aproveitar melhor o seu tempo, priorizando os estudos, por exemplo.

Procure ajuda profissional

Caso o momento de decepção e os sentimentos de frustração estejam sendo difíceis demais para o seu filho, não hesite em buscar ajuda profissional. Entenda que os conselhos dos pais podem não ser o suficiente, exigindo conversas com psicólogos ou orientadores vocacionais.

A época do vestibular é delicada, principalmente para os alunos, mas também para os pais. É preciso que ambos estejam em sinergia para criar um ambiente agradável, que ajude o jovem a dar o melhor de si nos estudos.